equipe festival

Joice Joppert Leal

Diretora Geral e de Curadoria do Festival, Joice Joppert Leal é referência global quando o assunto é Design. Fundadora e Diretora da Associação Objeto Brasil, responsável pela promoção do design brasileiro.

Willian Casarim

Diretor Criativo do FESTDIG. Internacionalista, Master em Gestão de Projetos, Inovação e Transformação Digital, atua em projetos globais, entre os setores público e privado que contribuam para o universo da nova economia e competitividade.

Bebé Castanheira

Diretora de Pesquisa e Curadora Adjunta do Festival, Bebé Castanheira é Doutora e Mestre em Arquitetura & Urbanismo e consultora no desenvolvimento de projetos de design, inovação e economia criativa.

convidados talks

Ângela Tamiko Hirata

À frente da SURIANA TRADING, sua empresa de consultoria de mercado internacional, lidera o projeto de expansão e comunicação do Japão em todo território brasileiro e parte dos países da América Latina. Foi presidente da JAPAN HOUSE São Paulo.

Caetana Franarin

Diretora da OIKOS Consultoria Estratégica e Projetos Criativos, é Turismóloga e especialista em Gestão e Marketing do Turismo e em Desenvolvimento Sustentável e Direito Ambiental pela UNB.

Christiano Braga

Subsecretário de Economia Criativa na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com expertise em Gestão, Empreendedorismo, Cultura e Desenvolvimento.

CidTorquato

CEO do ICOM – Libras, é advogado, empresário e uma liderança no tema da inclusão, tendo ocupado cargos no poder público, nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

Claudia Facca

Mestre e Doutora em Design, é coordenadora dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Design do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Cris Rosenbaum

Curadora de design, arte e artesanato, Cris Rosenbaum é fundadora da Feira na Rosenbaum.

Edilson Flausino

Coordenador de Acessibilidade e Desenho Universal na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, responsável pela área digital e comunicação inclusiva e as tecnologias assistivas.

Fabio Ota

CEO da ISGAME International School of Game, especialista em Gamification pela University of Pennsylvania e coautor do livro “Estratégias Empresariais para Pequenas e Médias Empresas”.

Fred Gelli

Cofundador e CEO da TÁTIL DESIGN, agência de consultoria estratégica em branding, design e inovação. Em 2014, foi reconhecido um dos 100 mais criativos do mundo pela Fast Company.

Guilherme Castellini

Designer industrial e digital, gestor de inovação e estrategista criativo, bacharel em Design do Produto pelo Instituto Mauá de Tecnologia e em Design Digital.

Jessica Sandin

Diretora de RH no Nubank, internacionalista, especialista em gestão de carreira e desenvolvimento de liderança, com 10 anos de experiência em Recursos Humanos na América Latina e África.

Jorge Grimberg

Escritor, jornalista e consultor. Atuou como diretor do WGSN e como correspondente internacional da Vogue America, Business of Fashion, CNN Style e Coolhunting. Em 2017, lançou o livro Vida Criativa. Foi considerado a ‘voz da sua geração para moda brasileira’ pelo portal Style.

José Luiz Tejon

Uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana.

Marcus Novello

Gerente de Programas no FACEBOOK e líder co-fundador do grupo de afinidade de Pessoas com Deficiência na empresa, tornando-o referência global.

Maria do Carmo Filippini

Filósofa, psicóloga e professora, realiza sua atividade profissional em consultório de psicoterapia com adolescentes e adultos, ministra aulas voltadas à terceira idade e à saúde integral.

Monica Orcioli

Monica Orcioli é reconhecida como uma das “40 Mulheres mais Poderosas do Brasil” pela Revista Forbes. Diretora Executiva da Ânima Educação, Reitora da Universidade São Judas e membro do Conselho Consultivo da AACD.

Nicole Facuri

Diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo no Ministério do Turismo. Foi responsável pelas coordenações do Plano de Turismo Criativo de Brasília e da candidatura de Brasília à Rede de Cidades Criativas da Unesco.

Regina Galvão

Regina Galvão é jornalista, pesquisadora e especialista em design do artesanato brasileiro há mais de 20 anos. Atuou como editora das revistas Casa Claudia e Casa Vogue, foi curadora do DW! e de exposições relacionadas a área.

Regina Monteiro

Presidente do Instituto das Cidades, Regina Monteiro é arquiteta, urbanista, especializada em Direito Urbanístico pela USP e Gerente de Cidades pela FAAP, foi a idealizadora da conhecida Lei Cidade Limpa.

Silvana Cambiaghi

Sócia do escritório Design Universal Consultoria, é arquiteta, mestre em desenho universal pela FAU-USP e Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo, instrutora da ABNT e demais Normas Técnicas de acessibilidade.

Silvia Grecco

Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência em São Paulo, foi ganhadora do Prêmio da FIFA - FIFA FAN AWARDS 2019, como melhor torcedora do mundo pela narração dos jogos do Palmeiras para seu filho Nickollas, que é cego e autista.

Victor Megido

Executivo, consultor, articulista, conferencista e autor, há 20 anos atua na área de transformação pessoal e empresarial com o objetivo de fomentar as inteligências criativas nas organizações.

artistas convidados

Ayrton Salvanini

Ator, compositor, poeta, cantor, autor e diretor teatral, com 56 de carreira. Os últimos 37 foram dedicados à palavra e aos seus grandes mestres, como Pe. Vieira, Guimarães Rosa, Fernando Pessoa, Camões e Vinicius de Moraes.

Ca Cau

Compositor, cantor e artista visual, Prêmio Brazilian International Press Award EUA. Apresentações no Montreux Jazz Festival - Suíça, Womex - Dinamarca, Itália, Portugal e Espanha, turnês no Brasil e no exterior, e parcerias com artistas nacionais e internacionais.

Caliandra

Cantora brasiliense, formada em teoria musical pela Escola de Música de Brasília, estudou piano erudito e canto popular, onde teve a oportunidade de ter aulas com professores e cantores renomados como: Maria de Barros, Myrlla Muniz e Alysson Takaki.

Guilherme Rodio

Ator e produtor, é formado pela Stella Adler Academy of Acting de Hollywood. Atuou em 4 longas metragens, 6 curtas metragens, como Volta Para Casa e Sal, além de 8 séries de TV, dentre elas: Hebe, Carcereiros, Lendas Urbanas, Pacto de Sangue e Gigantes do Brasil.

Neusa Romano

A atriz e cantora comemora 30 anos de carreira em 2021. Passeou por vários estilos, do Jazz ao Pop, da MPB à música negra norte-americana, mas foi no teatro musical que encontrou eco para seus inúmeros talentos artísticos e voz especial.

Ramilson Maia

Natural da Bahia é DJ, produtor musical e fundador do projeto Kaleidoscópio, realizou turnês no Brasil e em vários países, como Japão, Ucrânia, Portugal, França, Reino Unido, Rússia, República Checa, Espanha, Áustria e Itália.

Yzalú

Cantora, rapper, compositora e violonista oriunda de São Paulo, foi eleita duas vezes uma das mulheres negras mais influentes do país. Yzalú utiliza sua deficiência física como ferramenta artística para o empoderamento e transformação social.